contato@riolider.com.br

Search

Aqui está o porquê você deve evitar ao máximo andar de moto com pneu em más condições de conservação

Pneu novo

Pilotar uma moto é algo que mescla a praticidade de um veículo menor nas ruas e também a emoção de poder sentir o vento e uma sensação de liberdade na condução. Por outro lado, a exposição do condutor a riscos é também maior, especialmente quando se fala de quedas e colisões. A imprudência ainda é a principal causa de acidentes no trânsito, porém cerca de 36% dos acidentes têm suas causas com base em problemas nas vias e má conservação de pneus e freios (Abraciclo, 2013).

Homem olhando o pneu

Acima de tudo quando se trata de fatores externos, não há muito o que fazer além de dirigir com cuidado e evitar altas velocidades, mas sobre componentes do próprio veículo, como os pneus, não dá para ficar marcando bobeira.

Basta fazer uma busca rápida no Google sobre “acidente de moto e pneu furado” para ver chamadas como:

Pneu furado provoca grave acidente de moto

Acidente causado por pneu furado provoca morte

Motociclista sofre acidente após pneu furar na Via Dutra

É preciso ter em mente que não se perde apenas a direção com um pneu furado

É preciso ter em mente que não se perde apenas a direção com um pneu furado, mas a vida também pode estar em jogo. Além disso, um pneu furado pode deixar o condutor e o garupa mais vulneráveis a ações de bandidos, enquanto aguardam socorro. Já imaginou ficar na mão em uma via escura contando com a sorte de alguém passar para prestar auxílio? Tenso, não é?

Troca de Pneu de moto

Para não passar por esse tipo de situação, checar as condições dos seus pneus tem que fazer parte da sua rotina e mais importante – não ficar adiando a troca quando perceber que já chegou ao limite.

Mas, afinal, qual é o momento certo para substituir os pneus?

– Observe os sulcos (aquelas linhas na superfície) para verificar o famoso pneu “careca”. O desgaste dos sulcos implica na perda da função de drenagem da água dos pneus, comprometendo o controle nas frenagens e curvas.

TWI (Tread Wear Indicator)

– Além dos sulcos, os pneus contam com o TWI (Tread Wear Indicator), que nada mais é que um indicador de desgaste na banda de rolagem. É um filete geralmente transversalmente aos sulcos, nas laterais dos pneus, perto das letras TWI. Ele indica a altura mínima de uso do pneu. Quando ele ficar à mostra, é hora da troca.

Homem examinando o pneu

E se mesmo assim o pneu furar?

Uma dica muito útil é sempre levar uma lata de reparador instantâneo de pneus. Esses sprays são capazes de tampar o furo e encher o pneu rapidamente em caso de pequenas avarias, e possibilitam que você chegue ao menos a uma borracharia, sem ter de ficar esperando socorro.

Antes de mais nada vale sempre lembrar que as revisões periódicas ajudam a evitar imprevistos e a troca preventiva de componentes é mais econômica que um reparo na beira de estrada. Mais ainda, deixam você longe de salas cirúgicas e hospitais, e rodando suave nas pistas, onde você e sua 2 rodas merecem estar.

Notou um pneu “careca” ou desgastado? Nós podemos te ajudar com os melhores preços e atendimento. Compre on-line e receba onde preferir.Aqui mesmo no nosso Site da Rio Líder Distribuidora.

Deixe um comentário

×